Os gafanhotos são os animais que têm os testículos maiores
Novembro 11, 2010
adamirtorres
Não é dos mais ferozes no reino animal, alimenta-se de lixo, e não é particularmente bonito, mas o gafanhoto costeiro (Platycleis affinis) tem um bom par de testículos. De acordo com um estudo publicado na revista científica "Biology Letters", o gafanhoto é o animal com os testículos maiores em relação ao seu peso corporal.
Depois de investigar as suas estratégias de acasalamento, Karim Vahed e seus colaboradores da Universidade de Derby, descobriram que estes insectos libertam pequenas quantidades de espermatozóides em cada acasalamento. Isto sugere que a função dos seus grandes testículos é acasalar com muitas fêmeas e não produzir volumes competitivos de esperma em cada encontro. Desta forma têm uma maior capacidade de acasalar com mais fêmeas aumentando a probabilidade de haver mais ovos fertilizados e assim dar continuidade a esta espécie.
Várias investigações no estudo do comportamento animal têm mostrado que o tamanho dos testículos masculinos está relacionado ao grau de promiscuidade dentro de uma determinada espécie. Quantos mais parceiros tiverem uma fêmea, maiores serão os órgãos sexuais masculinos.
Vahed e sua equipa começaram os seus estudos a partir da medição do tamanho dos testículos de 21 espécies de gafanhotos. Embora o tamanho proporcional dos testículos varie amplamente entre as espécies, a equipe descobriu que uma delas (Platycleis affinis), conhecida como gafanhotos costeiro, ultrapassou de longe o recorde anterior de testículos maiores.
Os seus testículos constituem cerca de 14% da sua massa corporal. O equivalente num ser humano seria mais ou menos de cinco quilos cada.
Os nossos leitores gostaram igualmente de: