Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Há 75 anos que se joga ao 'Monopólio'

A fabricante 'Hasbro', que produz toda a linha 'Monopólio' numa fábrica no Massachussets, já pôs no mercado qualquer coisa como 6 mil milhões de casas de plástico verde e 2,25 mil milhões de hotéis vermelhos. Ou seja, mais de 275 milhões de jogos completos em 75 anos de existência.

Foi em plena recessão económica mundial que o 'Monopólio' nasceu e se tornou num dos mais jogados e clássicos dos jogos de tabuleiro do mundo. Depois do 'crash' da bolsa de Nova Iorque, em 1929, o 'Monopólio' insurgiu-se como um jogo tipicamente familiar que todos queriam jogar e, acima de tudo, ganhar.

Agora, em novo momento de crise, a Hasbro acredita que o 'Monopólio' pode voltar a reunir as famílias à roda da mesa. Gary Brennan, vice-presidente da fabricante, diz que "estamos a viver a um ritmo demasiado acelerado", e que o jogo volta a aparecer "para o acalmar. É o perfeito jogo de família".

Sidney Bell reforça esta opinião: "Eu joguei com a minha mãe, com o meu pai, com a minha irmã, o meu irmão, com os meus primos. Todos nós jogámos 'Monopólio' e todos tentávamos ganhar. O mais importante nas nossas vidas, temos que admitir, era ganhar ao 'Monopólio'", disse à CNN o criador do 'Monopólio' mais caro do mercado: dois milhões de dólares.

O joalheiro norte-americano conta que demorou um ano a criar um tabuleiro todo construído com ouro, diamantes, esmeraldas, rubis e safiras, que actualmente faz parte da exposição do Museum of American Finance, em Nova Iorque.

Mas esta não foi a única versão do 'Monopólio' que fugiu ao original em que as notas falsas são de papel de fraca qualidade e em que as casas e hotéis são de plástico barato. Em 1970 foi criada uma versão para invisuais, em Braille, e em 1978 era possível comprar um 'Monopólio' de chocolate.

Actualmente, o clássico também já tem versões na Internet e até permite que quatro pessoas joguem em simultâneo, numa espécie de reunião familiar com os computadores a substituírem a tradicional mesa.

 

Fonte:economico.sapo.pt


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.