Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Morreu Hugo Chávez

É oficial: o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos, morreu esta terça-feira, às 16h25 hora de Caracas (20h25 em Lisboa), perdendo a batalha contra o cancro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Nicolás Maduro na televisão estatal.
O agravamento do estado de saúde de Chávez já tinha levado o seu braço-direito a dirigir-se hoje à nação, em direto do Palácio Presidencial de Miraflores em Caracas. Num discurso pessimista, Maduro admitiu que o líder venezuelano estava a enfrentrar "complicações", acusou os "inimigos da revolução" de lhe terem provocado a doença, abrindo portas para que o caso possa vir a ser investigado, e revelou ter sido expulso um diplomata dos EUA por alegada conspiração.
Antes de anunciada a morte, os EUA rejeitaram "firmemente" as acusações, através de um comunicado de Patrick Ventrell, porta-voz do departamento de Estado, que considerou "um absurdo" a teoria de uma implicação na doença de Hugo Chávez.
Paraquedista golpista

Filho de um humilde casal de professores, Hugo Chávez Frias nasceu a 28 de julho de 1954, em Sabaneta, no estado de Barinas (sudoeste do país), o mais pobre da Venezuela. Era o segundo de seis irmãos.
Os seus apoiantes diziam que ele era a voz dos pobres. Os críticos acusavam-no de ser crescentemente autocrático e recordavam o seu "modus operandi" anterior à presidência. A 4 de fevereiro de 1992, ele liderara uma tentativa de golpe contra o Presidente Carlos Andres Perez. Chávez tinha 38 anos e era paraquedista.
Entrara para a Academia Militar aos 17 anos e ali se deixara deslumbrar pela figura e pelos ideais de Simon Bolivar, o revolucionário venezuelano que influenciou as independências na América Latina.
Em 1992, Chávez tentara tirar dividendos políticos do descontentamento popular resultante das medidas de austeridade e de repressão adotadas pelo Governo e que desencadearam protestos e distúrbios ("El Caracazo"). Mas o golpe acabaria por falhar.
Passou dois anos na prisão, sendo perdoado e libertado em 1994 pelo então Presidente Rafael Caldera. Em 1997, fundou o Movimento Quinta República, como que preparando a transição da fase de soldado para a fase de político. Um ano depois, era chefe de Estado da Venezuela.

Vídeos:Link 1|link 2|link 3 |link 4
Expresso
Morreu Hugo Chávez Ler mais»»»
Expresso
As visitas de Hugo Chávez a Portugal Ler mais»»»
Sic
Anúncio da morte de Chávez terá sido atrasado para levar o corpo... Ler mais»»»
Jornal de Notícias
Hugo Chávez (1954-2013) Ler mais»»»
Jornal de Notícias
Por qué no te callas? Ler mais»»»
TSF
Reações à morte do presidente venezuelano Ler mais»»»
Público
O cancro apanhou a revolução a Hugo Chávez Ler mais»»»
Público
Vice-presidente da Venezuela acusa "inimigos" da revolução... Ler mais»»»
Público
"Magalhães" e navios no centro das quatro visitas de Chávez... Ler mais»»»





Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.