Portugal 2 - Holanda 1 (Resumo) #euro2012
Junho 18, 2012
adamirtorres
Paulo Bento não podia pedir mais. Na mesma noite, com os astros devidamente alinhados, resolveu dois problemas de uma assentada: o apuramento para os quartos-de-final do Euro 2012 (2-1) e a alergia de Cristiano Ronaldo aos golos. Com a Holanda, absolutamente irreconhecível, a funcionar como anti-histamínico, Portugal foi eliminando sintomas e ficando imune à má sorte. E nem o empate no Alemanha-Dinamarca ao intervalo terá chegado a provocar falta de ar.
Quando, aos 11’, Rafael van der Vaart arrancou aquele remate de gente grande de fora da área, a tradição pareceu tremer. A tradição que dizia que Portugal entrava no jogo com um total de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota frente à Holanda no seu historial. O adversário, que tanto se queixara da falta de eficácia, marcava no primeiro pontapé que fazia à baliza e ficava a um golo apenas do apuramento.
Nos minutos seguintes, porém, percebeu-se que esse golo estava tão distante como os dois estádios onde se decidia o destino do Grupo B. Em vez de aproveitarem a onda de entusiasmo, os holandeses deixaram de circular a bola, deixaram que Portugal entrasse no meio-campo e começasse a pressionar na primeira fase de construção. Resultado: demasiados erros e muitos calafrios. Hélder Postiga não aproveitou o maior deles (na sequência de um brinde da defesa atirou ao lado). Tudo normal.
Chegou o minuto 27 e, com ele, quebrou-se o gelo e derreteu uma das dúvidas laterais deste Europeu, que consistia em saber quando é que Cristiano Ronaldo ia encontrar a baliza. Assistência magistral de João Pereira e conclusão fácil do capitão, que se tornou no primeiro jogador português a marcar em cinco torneios consecutivos (Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008, Mundial 2010 e Euro 2012). Como se não bastasse, aquele remate na cara de Stekelenburg permitiu-lhe ultrapassar Figo no terceiro lugar da galeria dos melhores marcadores de Portugal, agora com 33 golos.
Ficha de jogo:
Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles (Custódio 72’), João Moutinho; Nani (Rolando 87’), Cristiano Ronaldo, Postiga (Nélson Oliveira, 64’).
Holanda: Maarten Stekelenburg; Gregory van der Wiel, Ron Vlaar, Joris Mathijsen, Jetro Willems (Afellay 68’); Rafael van der Vaart, Nigel de Jong, Wesley Sneijder, Arjen Robben; Klaas-Jan Huntelaar, Robin van Persie.Acção disciplinar: cartão amarelo para Willems (51'), Van Persie (69)', João Pereira (90+2').
Ler artigo Completo:
Ronaldo dividiu com a Alemanha o custo do voo para Varsóvia(Publico)