Se a Grécia cair "haverá uma corrida aos depósitos em Portugal, Espanha e Itália"
Junho 12, 2012
adamirtorres

Nuriel Roubini alertou hoje o desmembramento da zona euro "sairia mais caro" à Alemanha do que ajudar os parceiros europeus.
"Quem cortar a corrente aos gregos, provocará o desmoronamento total da zona euro", disse o professor de economia, que se tornou famoso por ter sido um dos que previu a quebra do mercado imobiliário norte-americano e a subsequente crise económica e financeira internacional, a partir de 2007.
Se a Grécia entrar em colapso "haverá uma corrida aos depósitos nos bancos em Portugal na Espanha e na Itália", alertou o ex-conselheiro da administração norte-americana, traçando um cenário que muitos analistas consideram possível, se a aliança da esquerda radical helénica, a Syriza, que pretende denunciar o memorando de entendimento com a 'troika', ganhar as legislativas do próximo domingo.
Perante os riscos de um contágio ainda maior a várias economias da moeda única, Roubini acha aconselhável manter a Grécia no euro, ou pela menos possibilitar-lhe uma saída gradual, ou seja, continuar a ajudar financeiramente Atenas, mesmo se o país voltar à sua antiga moeda, o Dracma.
Se a Grécia cair "haverá uma corrida aos depósitos em Portugal, Espanha e Itália" | Económico