"Meia hora à James Rodriguez" goleada por 4-0 (Resumo)
Fevereiro 12, 2012
adamirtorres

O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, a União de Leiria por 4-0, com golos de Marc Janko (64'), James (75') e Alvaro Pereira (86') e Maicon (89'), em jogo da 18.ª jornada da I Liga. Dragões continuam a cinco pontos do líder Benfica.
Vítor Pereira contou com o Hulk, que regressou aos relvados depois de ter ficado afastado quase um mês devido a lesão, na equipa inicial, e manteve a aposta nos reforços de inverno Marc Janko e Lucho González.
O FC Porto entrava para este encontro sob pressão, depois de Braga, terceiro classificado com 40 pontos, e Benfica, líder com 48, terem vencidos os respetivos encontros desta 18.ª jornada.
Ler Mais... Sapo Desporto
O desfecho não espelha as dificuldades que os "dragões" encontraram, no seu terreno, face à estratégia montada por Manuel Cajuda, que surtiu efeito até aos 66 minutos do encontro.
A expulsão de Shaffer, no início do segundo tempo, e a vivacidade do jovem colombiano foram, no entanto, fatais para a equipa que tudo apostou na
defesa.
Vítor Pereira montou a equipa "reajustada" pelo mercado de inverno, com os reforços Danilo, Lucho e Janko a titulares, contando ainda com o regresso, após lesão, de Hulk.
Ler Mais... Jornal de Notícias
Pressionado pela vitória do Benfica sobre o Nacional da Madeira, o FC Porto, que estava obrigado a vencer para manter os cinco pontos de atraso em relação aos encarnados, cumpriu a missão e derrotou a União de Leiria por 4x0.
Foram precisos 66 minutos, altura em que Janko se estreou a marcar no campeonato, para os azuis e brancos abrirem caminho à vitória sobre a União de Leiria de Manuel Cajuda, que, abdicando de atacar, tentou ser o mais certa possível a defender.
A verdade é que, se por um lado nunca incomodou Helton, que mal se viu em campo porque a bola nem sequer se aproximava dele, por outro
incomodou, e de que maneira, os avançados do FC Porto, que criaram poucas situações para marcar.
Ler Mais... Zero Zero
POSITIVO
Oblak
O guarda-redes que o Benfica tem emprestado à U. Leiria sofreu quatro golos, mas não teve culpa em nenhum e fez defesas de grande qualidade.
James Rodríguez
Só Vítor Pereira poderá explicar por que é suplente o jovem colombiano. A sua entrada deu outra vivacidade ao ataque portista e a U. Leiria deixou de só se preocupar com Hulk.
NEGATIVO
Expulsão de Schaffer
O lateral esquerdo teve um excesso de agressividade sobre João Moutinho, mas o cartão vermelho mostrado por Rui Silva (seguindo recomendação do árbitro assistente) pareceu um exagero visto da bancada. Uma decisão que condicionou o jogo e facilitou a tarefa de quem já era mais forte
Ficha de Jogo
FC Porto, 4
U. Leiria, 0
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência 27.829 espectadores.
FC Porto Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho (Defour, 79’), Lucho, Hulk (Djalma, 84’), Janko e Varela (James, 60’). Treinador Vítor Pereira.
U. Leiria Oblak, Manuel Curto, Haas, Edson, Ivo Pinto, Élvis (Djaniny, 70’), Marcos Paulo, Schaffer, John Ogu, Bruno Moraes (Terroso, 53’) e Robinho (Luís Leal, 61’). Treinador Manuel Cajuda.
Árbitro Rui Silva, de Vila Real. Amarelos Varela (27’), Janko (60’), Álvaro (79’) e John Ogu (88’). Vermelho directo Shaffer (48’).
Golos 1-0, por Janko, aos 66’; 2-0, por James, aos 74’; 3-0, por Álvaro Pereira, 86’; 4-0, por Maicon, aos 89’.
Ler Mais... Publico