FC Porto está de regresso à Liga Europa
Dezembro 06, 2011
adamirtorres
Se a qualificação do FC Porto dependesse exclusivamente da atitude e da exibição dos azuis e brancos frente ao Zenit, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões era mais que justo.
Desde o primeiro minuto que os campeões nacionais foram superiores aos russos, que passaram grande parte do tempo dentro do seu meio-campo apenas a defender o 0x0, que lhes garantia, pela primeira vez na história, o apuramento para a fase a eliminar da Liga milionária.
À equipa de Vítor Pereira apenas faltou o golo, o tal golo que garantia a qualificação para os oitavos-de-final e, para mais, no primeiro lugar do grupo, pois no Chipre o Apoel foi derrotado pelo Shakhtar Donetsk.
Com este empate, o FC Porto é eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões e segue a sua caminhada europeia na Liga Europa, ao lado de Sporting e SC Braga, prova que conquistou na época passada em Dublin.
Sobe
João Moutinho
O pequeno médio regressou ao seu melhor nível e esteve brilhante na forma como tirou passes longos para Djalma ou James. Um verdadeiro maestro da equipa. Simplesmente notável. Não é por acaso que parece ser pretendido pelo poderoso Chelsea. Isolou Djalma e obrigou Malafeev a uma defesa brilhante.
Malafeev
O guarda-redes russo esteve simplesmente irrepreensível. Os homens do FC Porto falharam muitas oportunidades de golo, mas Malafeev, de 32 anos, defendeu todos os restantes lances que os portistas definiram bem.
Desce
Hulk
O brasileiro habituou os adeptos a decidir. Mas neste jogo não existiu. Hulk foi sempre muito bem marcado, mas também esteve longe do nível que coloca normalmente em campo.
Ficha do Jogo
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência 46.512 espectadores.
FC Porto: Helton, Maicon, Rolando, Otamendi (Belluschi, 82’), Alvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Defour (Kléber, 46’), Hulk, James e Djalma (Varela, 68’).
Treinador Vítor Pereira.
Zenit: Malafeev, Anyukov, Lombaerts, Hubocan, Criscito, Shirokov (Zyryanov, 46’), Fayzulin (Bystrov, 58’), Semak, Denisov, Danny e Lazovic (Bruno Alves, 82’).
Treinador Luciano Spalletti.
Árbitro Carlos Velasco Carballo, de Espanha. Amarelos Anyukov (28’), Helton (39’), Fayzulin (40’), Otamendi (48’), Hulk (71’) e Malafeev (76’).