Uruguai sagrou-se campeão da Copa América (Resumo)
Julho 25, 2011
adamirtorres
O Uruguai sagrou-se hoje campeão da Copa América, ao derrotar na final o Paraguai, por 3-0, num jogo realizado em Buenos Aires, Argentina.
A festa ‘charrua’ foi abrilhantada com os golos de Luís Suárez (11’) e Diego Forlán (41’ e 90’), que coroaram uma campanha notável da selecção orientada por Oscar Tabarez. Pelo caminho dos uruguaios ficaram rivais como a Argentina e o Peru, confirmando o crescimento de uma geração de excelência, que já em 2010 brilhou no Mundial com o quarto lugar.
O título nesta Copa América é ainda mais especial pois elevou a pequena nação de 3,6 milhões de habitantes a ‘rainha’ da América do Sul, ao somar este domingo o 15º triunfo na competição, mais um do que a rival Argentina.
Os uruguaios – com os ‘portugueses’ Maxi Pereira e Alvaro Pereira no onze - entraram forte na partida e chegaram logo ao golo aos 11 minutos por intermédio de Suárez, depois de várias ameaças à baliza de Justo Villar. O avançado do Liverpool beneficiou de um desvio em Ortigoza para bater o guardião paraguaio e assim fazer o seu quarto golo na prova (ficou a um tento do vencedor, o peruano Paolo Guerrero).
Este foi o 15.º título do Uruguai na prova. Desta forma, a selecção uruguaia torna-se na equipa com mais vitórias na competição.
Ficha de jogo
Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina).
Árbitro: Sálvio Spínola (Brasil).
Assistentes: Márcio Santiago (Brasil) e Francisco Mondría (Chile).
Golos: Luis Suárez, aos 11 do primeiro tempo; Diego Forlán, aos 41 do primeiro tempo e aos 44 do segundo tempo
URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates, Martín Cáceres (Godín); Álvaro González, Diego Pérez (Eguren), Arévalo, Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Luis Suárez.
Técnico: Óscar Tábarez
PARAGUAI: Justo Villar; Verón, Da Silva, Marecos, Piris (Hernán Pérez); Ortigoza, Riveros, Enrique Vera (Estigarribia), Victor Cáceres; Valdez e Lucas Barrios (Zeballos).
Técnico: Gerardo Martino