“Outsiders” no pódio
Junho 29, 2011
adamirtorres
O Sp. Braga falhou o pódio de 2010-11 na última jornada, mas no campeonato anterior estreou-se neste espaço da tabela, com um brilhante segundo lugar. Um feito assinalável dos minhotos, até porque apenas outras sete equipas, para além dos três “grandes”, o conseguiram nas 77 edições da prova realizadas até ao momento.
O grande recordista deste clube restrito é, sem dúvida, o Belenenses, com 19 presenças no pódio, tendo alcançado mesmo um título em 1945-46. Contabilizou ainda três segundos lugares e 15 terceiros. Mais recentemente, o Boavista tornou-se no segundo clube a intrometer-se mais vezes no pódio, com seis presenças, entre as quais um primeiro lugar, em 2000-01. Ironicamente, os dois únicos clubes que interromperam a hegemonia de títulos de FC Porto, Benfica e Sporting encontram-se actualmente nos escalões secundários.
O terceiro lugar deste grupo é repartido por dois Vitórias, o de Setúbal e o de Guimarães, ambos com quatro presenças. Depois destes, apenas o Atlético conseguiu bisar. CUF, Académica e Sp. Braga encerram a contabilidade com uma presença cada um.
Entre as épocas de 1976-77 e 1985-86, por dez anos consecutivos, portanto, os três “grandes” não deixaram migalhas para a concorrência, compondo o pódio, à semelhança do que aconteceu em 2010-11, no mais longo jejum de “outsiders” até agora.
Fonte:Publico