Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

FC Porto - Os treinadores

21.06.11 | adamirtorres
 

Vítor Pereira - com 42 anos, Vítor Manuel de Oliveira Lopes Pereira assume o comando técnico do FC Porto. O treinador português natural de Espinho e formado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da Universidade do Porto, chega ao comando depois de na temporada transata ter desempenhado tarefas de treinador adjunto de André Villas-Boas.

André Villas-Boas - O jovem técnico português só esteve uma época no clube “azul e branco”, tendo conquistado em 2010/2011 a Liga Europa, a Liga portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira.

 

Jesualdo Ferreira  - ganhou três títulos de campeão nacional pelo FC Porto em 2006/2007, em 2007/2008 e em 2008/2009 tornando-se assim, no primeiro treinador português a conquistar três títulos consecutivos
 

José Mourinho - esteve dois anos e meio à frente do FC Porto. Nas duas épocas completas que realizou venceu 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça, 1 Champions League e 1 Taça UEFA. É sem dúvida nenhuma o treinador com mais sucesso da história do clube. José Mourinho é actualmente um dos mais conceituados técnicos a nível mundial.

 

Fernando Santos - esteve 3 anos à frente do FC Porto. Depois de Robson e Oliveira, manteve a senda dos êxitos, conquistando para o FC Porto um quinto título consecutivo. Fernando Santos ficará para sempre conhecido como o «Engenheiro do Penta».

 

António Oliveira - Tal como Pedroto, António Oliveira foi jogador e treinador no FC Porto. Como treinador, esteve ligado ao "Penta", vencendo 2 campeonatos (o primeiro "tri" da história do clube e o "tetra"). Voltou a ser seleccionador nacional, levando o país ao mundial de 2002.

 

Bobby Robson - Já não foi a tempo de ser campeão nacional na sua 1ª (meia) época, mas ainda venceu a Taça de Portugal, derrotando na final o Sporting, o clube que inexplicavelmente o tinha despedido. Nos dois anos seguintes foi campeão nacional e levou o clube a uma meia-final da Liga dos Campeões, perdida a uma mão no Camp Nou, perante o FC Barcelona. Bobby Robson foi sem dúvida um dos mais populares treinadores do FC Porto de sempre!

 

Carlos Alberto Silva - Veio para o FC Porto com a missão de substituir Artur Jorge, que terminava a sua 2ª passagem pelo FC Porto. Os resultados falam por si...nos dois anos em que esteve à frente da equipa, conquistou o campeonato nacional. Um treinador discreto mas que cumpriu na plenitude

 

Tomislav Ivic - Sucedeu a Artur Jorge. Ganhou tudo o que havia para ganhar a nível nacional, foi campeão mundial e venceu a Supertaça Europeia. Só não ganhou novamente a Taça dos Campeões e... saíu. Um bom amigo do FC Porto que ocasionalmente visita uma casa que será sempre sua.

 

Artur Jorge - Disciplo de José Maria Pedroto. Artur Jorge sucedeu a José Maria Pedroto e António Morais. Em duas passagens pelo FC Porto ganhou tudo o que havia para ganhar a nível nacional e levou a equipa ao título Europeu. Artur Jorge foi o primeiro técnico português que se pode orgulhar de tal feito.

 

José Maria Pedroto - Talvez o melhor e mais carismático treinador que alguma vez passou pelo FC Porto. José Maria Pedroto esteve ligado ao "bi" conseguido no final da década de 70, após 19 anos de jejum. Levou a equipa à sua primeira final Europeia e construiu as bases para as grandes equipas que conquistaram Portugal e o resto do mundo durante as décadas de 80 e 90.
Dorival Yustrich - Treinador Brasileiro que levou o FC Porto ao título nacional, após um jejum de 16 anos. Era um treinador de feitio polémico e um grande líder de homens. Uma equipa com talento e bem comandada foi a receita para quebrar o nosso jejum mais prolongado.

1 comentário

Comentar post