Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

XIX Governo Constitucional

Junho 18, 2011

adamirtorres

Pedro Passos Coelho é um líder natural

 

Ele é forreta. Nisso os amigos estão de acordo. É agarrado ao dinheiro. Não à maneira de Manuela Ferreira Leite, que era a "dona de casa". Ele é mais do género de ir para a farra com os amigos. Já tinha esse hábito nos anos 80, quando era líder da JSD. Iam para a Adega do Ribatejo, no Bairro Alto, comer e beber até às tantas. Ele e Miguel Relvas e outros companheiros, nem todos da política. Gastavam o dinheiro todo e depois não chegava para o táxi. Iam para casa a pé. Mas valia a pena. Passos conversava muito, comia sopa de cenoura com feijão, bebia vinho tinto e cantava o fado. Por vezes à desgarrada, com outros cantores da fauna local, como era o caso de Quinzinho de Portugal, de quem ainda hoje é amigo. Tal como é ainda amigo de Relvas e dos outros. Era uma época de pândega, mas também de uma maneira diferente de viver a política: mais autêntica, mais afectiva. Forjavam-se relações e solidariedades políticas que perduravam, para além das conveniências de momento ou de divergências conjunturais.
Ler mais...



Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros

 

Paulo Portas volta ao Governo cumprindo a ambição de exercer a “habilidade diplomática” que lhe apontam colaboradores próximos, numa pasta que tinha sido recusada ao CDS-PP em 2002, os Negócios Estrangeiros.

Em 2002, segundo disse à Lusa um dirigente centrista que acompanhou na altura o processo de formação do Governo de coligação, o CDS-PP “tinha manifestado disponibilidade" para assumir as pastas dos "Negócios Estrangeiros, Administração Interna, Emprego e Segurança Social".
Ler mais...



Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares

 

Ocupou, entre outros, os cargos de vice-presidente da JSD, secretário-geral do PSD (2004–2005), secretário de Estado da Administração Local (2002–2004) e presidente da Região de Turismo dos Templários (2001-2002). Foi deputado à Assembleia da República entre 1985 e 2009, nas IV, V, VI, VII e VIII, IX e X Legislaturas.

É docente da disciplina de Marketing Político no Curso de Gestão de Marketing do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM).
Ler mais...



Miguel Macedo, ministro da Administração Interna

 

O novo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, tem 52 anos e foi no último ano o rosto do PSD no Parlamento na oposição ao Governo do PS.
Miguel Bento Martins da Costa de Macedo e Silva nasceu em Braga no dia 6 de maio de 1959, é licenciado em direito e advogado.
Depois de Pedro Passos Coelho ter sido eleito presidente dos sociais-democratas, em Março de 2010, Miguel Macedo foi escolhido para liderar o grupo parlamentar do PSD e nas legislativas de 5 de Junho encabeçou a lista do partido no círculo de Braga.
Há três meses, foi Miguel Macedo quem justificou no Parlamento o chumbo do PSD ao Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que levaria à demissão do primeiro-ministro, José Sócrates, e à realização de eleições antecipadas.

Ler mais...


 

Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça

 

Paula Teixeira da Cruz, a advogada que Passos Coelho escolheu para ministra da Justiça, nasceu em Luanda a 1 de Junho de 1960 (51 anos), é actualmente vice-presidente do PSD e foi eleita deputada por Lisboa nas últimas eleições legislativas.

Licenciada em Direito pela antiga Universidade Livre, foi docente de Direito Administrativo na Faculdade de Direito de Lisboa e na Universidade Livre de Lisboa nos anos de 1983 a 1987 e depois de Direito Administrativo no Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais até 1992.

Na área política, Paula Teixeira da Cruz é filiada no PSD desde 2 de Outubro de 1995 e actualmente é uma das vice-presidentes do partido. Foi membro da comissão de honra da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República.
Ler mais...


 

Aguiar-Branco, ministro da Defesa

 

Seis anos depois, o social-democrata Aguiar-Branco regressa ao Governo, agora na Defesa, com a liderança da bancada parlamentar, a corrida à presidência do PSD e a terceira vez como cabeça de lista pelo Porto a somar ao currículo.

José Pedro Aguiar-Branco, nascido no Porto a 18 de Julho de 1957 e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, conta com um extenso percurso político no PSD, que iniciou na JSD na década de 70.

O social-democrata entra agora o XIX Governo Constitucional, ficando responsável pela pasta da Defesa Nacional, depois de entre 2004 e 2005 ter sido ministro da Justiça do executivo liderado por Pedro Santana Lopes.
Ler mais...


 

Assunção Cristas, ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território

 

Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1992-1997), onde desenvolveu atividade docente, primeiro como monitora (1995-1996) e depois como assistente estagiária (1997-1999), funções que cessou para se dedicar exclusivamente à preparação do doutoramento.

Ingressou no 1.º Curso de Doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se, nesta Faculdade, em 2005, tendo apresentado a tese “Transmissão Contratual do Direito de Crédito. Do Carácter Real do Direito de Crédito.”.
Ler mais...


 

Vítor Gaspar, o novo ministro das Finanças

 

Vítor Gaspar, o novo ministro das Finanças, é um dos economistas portugueses mais conhecidos no meios onde são tomadas as grandes decisões de política europeia. Foi durante vários anos, Director do Departamento de Estudos do Banco Central Europeu , desempenhando nesse cargo um papel muito importante no processo de decisão da política monetária da zona euro.
Ler mais...


 

Pedro Mota Soares, ministro da Segurança Social

 

Licenciado em direito e com uma pós-graduação em direito do trabalho, assume agora a pasta da Solidariedade e da Segurança social e perde para o Ministério da Economia a área do emprego, onde se avizinha uma profunda reforma.

Na Segurança Social tem pela frente o difícil desafio de pôr em prática algumas das medidas definidas pelo memorando de entendimento, nomeadamente a diminuição do subsídio de desemprego, a redução das pensões acima de 1500 euros e a suspensão da regra de actualização das pensões, excepto das mais baixas. A reorientação dos apoios sociais, outra das medidas previstas pela troika, parece assentar que nem uma luva na pasta que agora assume.
Ler mais...


 

Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia

 

Nas vésperas das eleições fez uma aproximação partidária, ao desaconselhar a eleição de José Sócrates como primeiro-ministro. “É votar na bancarrota”, disse, no fórum Mais Sociedade, um movimento de independentes convidados pelo PSD para propor ideias para a governação do país.

Licenciado pela Universidade de Coimbra, casado e pai de três filhos, é autor dos livros O Medo do Insucesso Nacional, Os Mitos da Economia Portuguesa e, mais recentemente, Portugal na Hora da Verdade, no qual explica como o país pode ultrapassar as três crises que vive: a das finanças públicas, a da competitividade e a do endividamento externo. Com maior regularidade, vai alimentando as ideias no blogue Desmitos.
Ler mais...


 

Nuno Crato, ministro da Educação

 

Crato foi destacado pela UTL para presidente (CEO) da Comissão Executiva do Taguspark. Foi ainda presidente e coordenador científico do Centro FCT Cemapre até Janeiro de 2011. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2004 a 2010 e é presidente da Assembleia Geral do Centro Internacional de Matemática (CIM).

Estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa, licenciou-se em Economia no ISEG, onde depois obteve o grau de mestre em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas. Trabalhou na Norma, foi director de estudos e consultoria da Norma-Açores e trabalhou como consultor de planeamento e de previsão económica. Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário.
Ler mais...


 

Paulo Macedo, ministro da Saúde

 

O novo da Saúde, Paulo Macedo, actual administrador do BCP, deixou a sua marca no Governo de Durão Barroso em 2004, quando a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite o convidou para director-geral dos Impostos.

A sua comissão de serviço terminou três anos mais tarde, tendo o seu nome sido envolvido em polémica nos últimos meses do mandato enquanto director-geral dos Impostos devido à remuneração que auferia no momento da requisição ao BCP (cerca de 23 mil euros). Esta polémica aconteceu depois ter sido aprovado o Estatuto de Pessoal Dirigente da Função Pública, que impedia a existência de salários superiores aos do primeiro-ministro.
Ler mais...

 

 

Compare o Governo de Passos com o de Sócrates ›

 

Voltar ao topo

Fonte:Publico


Veja aqui a lista completa do novo Governo: 

 

Gabinete do primeiro-ministro
Primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho
Secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro: Carlos Moedas
Secretário de Estado da residência do Conselho de Ministros: Luís Marques Guedes
Secretário de Estado da Cultura: Francisco José Viegas 

 

Ministério das Finanças
Ministro de Estado e das Finanças: Vítor Gaspar  
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: Paulo Núncio
Secretária de Estado do Tesouro: Maria Luís Albuquerque
Secretário de Estado da Administração Pública: Hélder Rosalino
Secretário de Estado Administração Local e Reforma Administrativa: Paulo Simões Júlio

 

Ministério da Economia
Ministro da Economia: Álvaro Santos Pereira
Secretário de Estado da Economia: António Almeida Henriques 
Secretário de Estado do Orçamento: Luís Filipe Morais Sarmento
e da Igualdade: Teresa Morais
Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares: Feliciano Barreiras Duarte
Secretário de Estado do Desporto e Juventude: Alexandre Miguel Mestre

 

Ministério da Defesa Nacional
Ministro da Defesa: José Pedro Aguiar-Branco
Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional: Paulo Braga Lino

 

Ministério da Saúde
Ministro da Saúde: Paulo Macedo
Secretário de Estado da Saúde: Manuel Teixeira
Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde: Fernando Leal da Costa 

 

Ministério da Justiça
Ministra da Justiça: Paula Teixeira Cruz
Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça: Fernando Santo

 

Ministério da Educação, do Ensino Superior e da Ciência
Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência: Nuno Crato
Secretário de Estado do Ensino Superior: João Filipe Rodrigues Queiró 
Secretário de Estado da Ciência: Maria Leonor Parreira
Secretário de Estado Ensino e Administração Escolar: João Casanova de Almeida
Secretário de Estado Ensino Básico e Secundário: Isabel Maria Santos Silva

Voltar ao topo

(Fonte:Dinheirovivo.pt)


Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Meus Blogs


 De Redundo para o Mundo
 Adamir Torres - Opinião
 Meu mundo, teu mundo
 Gatinhos Persa & Companhia
 BTT Bike Team
Santo Tirso Pastores

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub