Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Casa da Opera de Izmir

 A cidade portuária de Izmir (ou, em português, Esmirna), uma das maiores áreas metropolitanas da Turquia e considerada, durante o século XX, como uma das mais cosmopolitas do mundo, quer voltar a fazer jus ao seu título de "pérola do Egeu".

 E é na cultura que está a virtude. Por isso, foi lançada a Izmir Opera House Competition, um concurso que desafia arquitectos de todo o mundo a conceber um design inovador para a nova casa da ópera, de forma a que Esmirna se assuma, novamente, como um grande centro de actividades económicas e culturais a nível internacional.


O escritório de arquitectura e design Nüvist, sediado em Istambul desde 2006, respondeu ao apelo, apresentando uma proposta que, de acordo com os arquitectos, "reflecte a história, a cultura e o estilo de vida moderno de Izmir". E é nessa crença de que o urbanismo tem um impacto inegável no design e na funcionalidade dos espaços que se baseia o conceito do projecto da Nüvist para esta casa da ópera.

 

De facto, o design deixa perceber uma fluidez entre o meio urbano em que se insere e a própria estrutura do edifício projectado, cuja identidade é definida sobretudo pelas suas formas curvilíneas e alongadas.

Fonte: obvious