Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Diferenças entre um estado democrático e ditatorial

A palavra “democracia” quer dizer “governo do povo”. Diz-se que um estado é democrático quando é exercido com o consentimento de todos nós. Num estado democrático os governantes garantem e respeitam a nossa liberdade e os nossos direitos. Num estado democrático, as próprias autoridades políticas estão sujeitas ao respeito das leis.

Num estado ditatorial os eleitos não são escolhidos pelo povo, nem respeitam as leis e há sempre violação dos direitos dos cidadãos. Portugal viveu o regime ditatorial na época de António de oliveira Salazar e nessa altura muitos foram os atentados contra os direitos humanos. 

 

Salazar proibiu a formação de outros partidos políticos. Foi também proibido o direito à greve, quando apanhavam grevistas agrediam-nos e torturavam-nos. Também não havia liberdade de expressão. Tudo era lido antes de ser publicado e cortavam o que não queriam que fosse divulgado, isto para evitar que Salazar fosse criticado; só deixavam passar vantagens e escondiam tudo que prejudicasse o governo. Havia também a PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) que funcionava com informadores secretos que acusavam as pessoas que falassem ou agissem contra o governo e depois a polícia prendia-os.