Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Direitos e deveres do cidadão

25.03.11 | adamirtorres

Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter uma casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser descriminado por causa da raça, da situação em que está, ou por outra coisa qualquer, direito à justiça, à saúde, à escolaridade, ao trabalho, etc.

 

Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não nos podem ser negados, se isso acontecer podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Às vezes cidadãos vêm-se privados dos seus direitos por causa do preconceito e do racismo; ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal só porque não pertencem à mesma classe social, raça ou religião. Nós temos direitos e devemos fazer valer os mesmos independentes do que temos ou somos.

Mas com

o cidadãos não temos apenas só direitos, mas deveres para com a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, educar e proteger os nossos filhos, votar para escolher os nossos governantes e os nossos representantes, de fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidadão é fazer valer os seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado da sua liberdade.