A imigração e a emigração
Março 19, 2011
adamirtorres

A migração é algo que acontece desde o início dos tempos e vai continuar a acontecer, Portugal foi sempre um país de movimentações – tanto dentro do país como para o exterior.
O êxodo rural é conhecido de todos, o nosso interior está literalmente “às moscas”, pois durante muitos anos as pessoas fugiram para o litoral, para as grandes cidades, em busca de melhores empregos, melhor remuneração e melhor qualidade de vida, no interior ficaram os idosos, a agricultura estagnou e até alguns Municípios foram extintos por não terem cidadãos.
Também as cidades se ressentiram com este fluxo de cidadãos porque não estavam preparadas a nível de infra-estruturas para albergar tanta gente, os empregos também acabaram por não chegar para todos o que fez com que muitas pessoas recorressem a trabalhos temporários e como consequência disso acabavam a viver na periferia das cidades, longe dos principais serviços e em amontoados de casas e edifícios sem qualidade e com poucas condições habitacionais, muitas dessas verdadeiras “cidades dormitório” acabaram por ser locais de onde hoje as pessoas querem sair a todo o custo.
Também a Emigração é bem conhecida dos Portugueses - Portugal é das nações com maior número de emigrantes espalhados pelo mundo.
Nós sempre fomos um povo aventureiro, à procura de novas oportunidades e melhor qualidade de vida. Nos dias de hoje vemos muitos portugueses a trabalharem em Espanha em busca de um ordenado melhor para fazerem face às despesas da família, e embora não sendo a mesma língua, torna-se mais fácil a compreensão do Espanhol para um Português por esta ter algumas palavras muito parecidas, e nós como portugueses gostamos de saber que os nossos compatriotas são bem recebidos e tratados fora do nosso país, por isso temos que começar a ser mais acolhedores para com as pessoas de outras nacionalidades, que com muitas dificuldades e sacrifícios, abandonam a terra natal para virem em busca duma melhor vida no nosso país.