Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Santo Tirso - Consumos sustentáveis

A Câmara Municipal da minha área de residência (Santo Tirso) está muito empenhada no desenvolvimento sustentável do nosso concelho, é mesmo uma das Câmaras que ganhou a bandeira verde, que equivale à bandeira azul das praias. Foi atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao meu Município em reconhecimento das acções desenvolvidas em prol da educação para a sustentabilidade e qualidade ambiental.

Apenas 43 município do país (só 11 dos 86 da Região Norte)  aceitaram submeter-se a esta avaliação - por uma Comissão Nacional que se debruçou na análise de 23 tópicos que iam da qualidade da água para consumo humano à valorização de resíduos, passando pela promoção de educação ambiental, pela aplicação do programa eco-escolas, pela conservação da natureza, pelo ruído, pela cooperação com a sociedade civil, pela conservação do património e pelo ordenamento do território.

 

Santo Tirso, integrou o grupo dos municípios mais pontuados, superando (acima dos 60%) inclusivamente os objectivos definidos pela ABAE para 2008/2009. Já é o segundo ano consecutivo em que Santo Tirso é distinguido com a Bandeira Verde.

 

 

O empenho do Município de Santo Tirso centra-se nos seguintes projectos:

ÁGUA DE ABASTECIMENTO

ÁGUAS RESIDUAIS (Esgotos)

VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)

QUALIDADE DO AR

COOPERAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL (a REDE SOCIAL)

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE URBANO

ECO-ESCOLAS

CLUBES DE PROTECÇÃO CIVIL

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA FLORESTA

ECO-RABISCAS

CIDADÓMETRO