Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Água e saneamento

No local onde agora moro, não disponho ainda de água nem saneamento público, tive que mandar fazer um furo de captação, que licenciei devidamente no Ministério do Ambiente, também mandei construir uma fossa estanque para que não polui-se o ambiente.

Onde morava anteriormente já existem essas infra-estruturas o que é muito bom pois além de não termos de fazer poços nem fossas temos garantia de água de qualidade e pressão:

 

  Em Agosto de 2003 foi criada a AGS Paços de Ferreira, um ano mais tarde iniciaram os trabalhos de infra-estruturação, com um investimento de 70 milhões de euros para cobrir todo o concelho com água e saneamento.

 

No início de 2009 a AGS já tinha executado 13.000 metros lineares de condutas adutoras e 20 mil de condutas distribuidoras, o que fez com que aumentasse em 15.2% a cobertura do concelho e fez com que a rede de água abrangesse um universo de 3.000 habitantes.

 

O concelho de Paços de ferreira conta neste momento com uma cobertura de saneamento na ordem dos 44.7%, o que representa uma cobertura adicional de 5.700 em relação a 2003. Neste momento quase todo o concelho está coberto com água e saneamento, falta apenas parte de Eiriz e Sanfins, prevê-se que o concelho esteja totalmente coberto em 2011.

 

No começo a AGS começou por aplicar tarifas muito elevadas pela aplicação dos serviços de água e saneamento, mas entretanto, por protocolo feito com a câmara Municipal acertaram novos valores e aboliram as taxas de ligação.

 

Quando fiz o meu poço mandei analisar a água e o resultado foi que era própria para consumo, caso contrário teria que comprar água para beber e cozinhar o que ficaria muito mais dispendioso do que se tivesse à minha disposição água da rede, já que um garrafão custa em média 90 cêntimos e necessitaria comprar 200 garrafões e transportá-los para minha casa para ter 1m3 de água que poderia ter da rede por 63 cêntimos.