Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Os equipamentos técnicos

Fevereiro 19, 2011

adamirtorres

O nosso estilo de vida tem sofrido grandes mudanças ao longo dos anos, hoje em dia já não passamos sem os equipamentos técnicos que foram entrando nas nossas vidas.

Hoje temos cozinhas bem equipadas, com fogões para todos os gostos, frigoríficos, arcas congeladoras e combinados já com LCDs incorporados, temos fornos das mais variadas capacidades, exaustores em todos os formatos e tamanhos, microondas com grelhadores incorporados, máquinas de café super compactas e eficientes etc.

Temos ao nosso dispor máquinas de lavar loiça e roupa, com as mais variadas funções, temos rádios e televisões em quase todos os cómodos da habitação e telemóveis, computadores, portáteis…

 

Toda esta tecnologia acaba inevitavelmente por se reflectir na conta de electricidade ao final do mês pelo que convém ter algumas atenções:

Os electrodomésticos classe A são muito mais eficientes do que os restantes e contribuem para a optimização do desempenho energético-ambiental da habitação.

 

Sempre que compro um electrodoméstico tenho em conta a sua etiqueta energética porque sei que os de classe A consomem até 20% menos que um de classe B.

Quando fui com a minha esposa comprar o combinado, por exemplo, aproveitamos uma campanha da EDP em parceria com a Worten, na compra de um frigorífico, combinado ou arca de qualquer marca, de classe energética A+ ou superior, tínhamos oferta de um desconto de 50 euros, esta campanha tinha como objectivo promover o consumo eficiente de energia em equipamentos de frio (frigoríficos, combinados e arcas).

Além de aproveitarmos o desconto também vimos que a sua dimensão era o ideal para nós, não era demasiado grande pois senão acabávamos por consumir muito mais energia do que o necessário, mesmo sendo um electrodoméstico super eficiente.

Quando nos entregaram o aparelho, colocamo-lo num local afastado de fontes de calor, ligamos e escolhemos 3 graus para o frigorífico e -18 graus para a arca congeladora pois é o aconselhado no livro de instruções para se obter o melhor consumo/rendimento, tentamos abrir as portas poucas vezes, mantendo-as abertas durante o mínimo tempo possível, assim estamos a poupar 25% de energia. Nunca metemos alimentos quentes ou mornos lá dentro, deixamos arrefecer primeiro, para não forçarmos o frigorífico, nem prejudicar os que já lá se encontrem. Temos o cuidado de tapar muito bem tudo o que metemos dentro do combinado, de modo a diminuir a libertação de humidade, evitando que o compressor gaste mais energia.

Ainda nem há um mês estivemos a descongelar a arca pois tinha acumulação de gelo nas paredes, o que faz gastar bastante mais.

Ao lavar a roupa metemos sempre a carga máxima, a temperaturas baixas (30ºC) e utilizamos, em tempo quente, o nível mais baixo de centrifugação, pois é a parte da lavagem que mais consome.

Também temos máquina de secar roupa, não a podemos escolher tendo em conta a classe energética pois foi oferecida e não é das mais eficientes, por esse motivo utilizamo-la só mesmo em último recurso, pois ela consome quatro vezes mais que a máquina de lavar roupa.

Nunca pomos as duas a trabalhar em simultâneo, para não sobrecarregarem a corrente.

Também o forno eléctrico é utilizado muito poucas vezes pois consome imenso – tem 2900 w de potência.

Por norma quando o utilizamos temos o cuidado de refogar ligeiramente os alimentos e só depois os metemos ao forno – não se nota no sabor final e já só precisam de metade do tempo para assarem.

De vez em quando compramos pizzas pré-feitas, optamos sempre por pizzas para microondas, pois fica mais económico, com as convencionais temos que pré-aquecer o forno por 15 minutos e só depois podemos aquecer a pizza, enquanto que o microondas é mais rápido e económico.

O microondas utilizamos mais para aquecer alimentos do que propriamente para cozinhar, uma vez que é muito rápido e não consome muito (750w). Não o utilizamos para descongelar, a menos que tenha havido um esquecimento no dia anterior.

O fogão que temos é a gás e cá em casa utilizamos muito a panela de pressão pelo tempo que demora a cozinhar e pela poupança de gás que proporcionam, além disso este tipo de panelas permitem que se desligue o bico e depois o calor residual acaba de cozinhar os alimentos.

 

Em casa temos pré-instalação de ar condicionado, mas não utilizamos pois o isolamento da nossa casa é bastante bom.

Apenas nos dias de frio intenso é que ligamos um esquentador inteligente a gás, regulamos a uma temperatura amena e utilizamos apenas no cómodo onde costumamos permanecer mais tempo – por norma a cozinha.

Neste momento utilizamos um esquentador a gás para aquecer a água, contamos no futuro adquirir um painel solar, pois ao construirmos a nossa habitação já colocamos a pré-instalação para futuramente podermos usufruir desse recurso tão económico e eficaz.

 

O Ferro de engomar também é dos mais económicos e cá em casa raramente o ligamos só por uma ou duas peças, por norma a minha esposa passa o lote todo de uma vez.

Às vezes quando preciso de alguma peça é que o ligo de propósito.

Não temos máquina de lavar loiça pois como somos só dois achamos que era um investimento supérfluo.

Tenho o cuidado de apagar as luzes em zonas onde não está ninguém, e também não deixo os meus electrodomésticos em modo de espera (stand-by), pois representam quase 10% dos consumos de electricidade de uma casa.

As lâmpadas que utilizamos são lâmpadas fluorescentes e não incandescentes, são mais caras mas consomem menos 1/5 da electricidade oferecendo a mesma luminosidade.

 

Cá em casa, a nível de abastecimento de energia eléctrica, utilizo a tarifa normal, já ponderei requisitar a tarifa bi-horária, mas ainda não o fiz pois esse tipo de tarifa só dá resultados se adoptarmos aqui em casa rotinas rigorosas, ou seja se só utilizarmos os electrodomésticos de maior consumo nas horas de vazio, porque se utilizarmos fora dessas horas somos muito penalizados .

Adamir Torres



Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Meus Blogs


 De Redundo para o Mundo
 Adamir Torres - Opinião
 Meu mundo, teu mundo
 Gatinhos Persa & Companhia
 BTT Bike Team
Santo Tirso Pastores

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub