A medicina convencional
Fevereiro 17, 2011
adamirtorres

A medicina convencional em Portugal é a opção mais escolhida pelos portugueses, no entanto nos últimos anos tenho reparado que cada vez mais se procuram as medicinas não convencionais ou alternativas, embora a maioria das pessoas ainda tenha um pouco de receio e até pouco respeito e reconhecimento em relação a esse tipo de terapêuticas, pessoalmente acho que há pouca clarificação não só nos procedimentos, mas também na acreditação dos profissionais que as praticam.
Uma coisa que a meu ver está a ganhar terreno é a medicina mais popular, ou seja o uso de chás e de ervas medicinais que cada vez se vêm mais há venda, até já existe uma secção destinada a este tipo de produtos em quase todos os supermercados.
Entre colegas não é anormal fazermos observações sobre estes produtos, eu próprio uso alguns deles para corrigir os meus problemas digestivos e com resultados bastante positivos.
Para os problemas de saúde difíceis de tratar, as pessoas também procuram a ajuda de curandeiros tradicionais. Apesar de nunca ter recorrido a esses tipo de tratamento toda e vida ouvi falar dos “endireitas” para tratar de problemas de ossos.
Também quando era criança lembro-me que me apareceu o chamado “bicho” nos lábios, uma idosa da aldeia disse que sabia talhar o “O Bicho”, ela pegou numa brasa quente da lareira e começou a fazer umas rezas e ao mesmo tempo fazia umas cruzes com a brasa, isso repetiu-se por 3 dias. Com o avanço da medicina alguns desses tratamentos desapareceram.
Adamir Torres