Perigos da automedicação
Fevereiro 17, 2011
adamirtorres
Uma prática muito comum adoptada pela grande maioria da população é a automedicação. Muitas vezes as pessoas fazem-no para evitar ir ao médico, pois infelizmente ainda hoje temos que esperar imenso tempo para sermos atendidos nos nossos hospitais e centros de saúde e como os médicos particulares são caros, as pessoas tentam resolver elas o problema, muitas vezes com consequências muitos graves para a saúde, a meu ver a comunicação social também tem culpa neste problema, pois passa muita publicidade sobre medicamentos o que leva ainda mais as pessoas a comprarem.
Também o facto de as pessoas hoje em dia saberem para que serve determinado princípio activo de um medicamento leva à auto-medicação principalmente em casos de doenças mais ligeiras ou recorrentes, todos sabem que para alívio da dor pode tomar um anti-pirético, para a inflamação um anti-inflamatório, para as alergias um anti-histamínico ou para a depressão um anti-depressivo, mas por vezes esquecem-se que a dose correta é que diferencia um veneno de um remédio e isso os médicos é que sabem dizer correctamente.
Outro perigo para a saúde e bem-estar de todos é o facto das pessoas não se prevenirem no que respeita às doenças sexualmente transmissíveis que estão a aumentar a cada dia que passa, os portugueses ainda não interiorizaram que é preciso haver protecção nas relações sexuais ocasionais, apesar de toda a informação que existe sobre o assunto e só se lembram disso depois da asneira estar feita.
A melhor maneira de evitar a doença, de prolongar a vida e de melhorar a sua qualidade é pela adopção de modos de vida saudáveis e pela procura de Cuidados de Saúde preventivos. Essa é a melhor forma de zelar pelo nosso estado de Saúde. A adopção de modos de vida saudáveis deve pois ser um dever de todos nós.
Adamir Torres