Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

A globalização

09.02.11 | adamirtorres

A globalização afecta todas as áreas da sociedade, principalmente a comunicação, o comércio internacional e a liberdade de movimentação, claro que com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração de cada nação.

 

A globalização das comunicações tem como expoente máximo a Internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permite um fluxo de troca de ideias e informações sem precedentes na história da Humanidade. Se antes nos limitávamos à imprensa local e nacional, agora podemos observar o que se passa no mundo inteiro, temos apenas como limitação a língua, embora esta seja cada vez menos um problema, já que os governos apostam cada vez mais no ensino das línguas estrangeiras nas escolas.

 

Outra característica da globalização nas comunicações é o aumento da oferta e acesso fácil a meios de comunicação, principalmente celulares e de infra-estruturas para as operadoras, com grandes apostas no aumento a nível de cobertura e melhoria na qualidade de recepção, graças às inovações tecnológicas. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou outro qualquer em poucos dias e transformar-se num sucesso de mercado.

 

      Redes de televisão e imprensa multimédia em geral, também sofreram um grande impacto da globalização.

Pode-se dizer que esta oferta sem fim de informação tem impacto até mesmo nas estruturas políticas, pois dá às pessoas uma visão muito mais abrangente de todo o mundo, mostrando ideais e comportamentos.

 

Ao nível do comércio internacional, basta irmos a um shopping para vermos o efeito da globalização, quem é que ainda não foi ao McDonald’s, Burger King, Pizza Hut, KFC, etc. Qual é a criança que nunca comeu um Happy Meal! O McDonald’s chegou a Portugal em Maio de 1991, tendo inaugurado o primeiro restaurante no Cascais Shopping, foi também por essa altura que apareceu em Portugal a Pizza Hut e muitos outros foram aparecendo à medida que os shoppings eram inaugurados pelo país fora. Tudo isto são efeitos da globalização no mundo, mas não é só na alimentação, todos os produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia são efeito dessa globalização, basta vermos as etiquetas que vêm nos produtos para sabermos onde foram produzidos. Com a abertura de novos mercados um produto - Made in China - pode ser vendido em qualquer parte do mundo.

 

 Com efeito, a abertura das lojas chinesas, que continuam a abrir a um ritmo acelerado, com produtos de baixo custo, têm tido um grande impacto no comércio tradicional que não consegue fazer concorrência ao baixo custo dos produtos.    

Também pelo exemplo das lojas chinesas podemos ver outra realidade da globalização – a liberdade de movimento de pessoas vindas de outras nações.

Adamir Torres