O futuro dos pneus sem ar
Dezembro 04, 2010
adamirtorres
O Tweel tem algumas falhas e a pior delas é a vibração. Acima dos 80 km/h ele vibra consideravelmente. Isso pode não ser um problema, mas provoca duas outras coisas: barulho e aquecimento. O Tweel andando em alta velocidade faz um barulho alto e desagradável [Fonte: CBS News (em inglês)]. Uma viagem longa em altas velocidades gera mais calor do que os engenheiros da Michelin gostariam.
Um outro problema envolve a indústria de pneus. A fabricação dos Tweels é um processo bastante diferente da fabricação dos pneus convencionais. A grande quantidade de mudanças que deveriam ser feitas em várias fábricas, sem mencionar os equipamentos de montagem de pneus e balanceamento de rodas em milhares de oficinas de automóveis, apresenta um significativo (apesar de não insuperável) obstáculo à ampla adoção dos pneus sem ar.
Devido a esses problemas, a Michelin não planeja lançar o Tweel para os consumidores tão cedo. De acordo com os representantes da Michelin, a tecnologia do pneu radial continuará sendo o padrão por muito tempo ainda. Inicialmente, eles estão trabalhando no uso do Tweel em aplicações de baixa velocidade, como os veículos para construção. O Tweel é perfeito para esse tipo de utilização porque os problemas de vibração em alta velocidade não aparecem e a robustez do desenho sem ar será uma vantagem adicional em uma área de construção. A Michelin também está explorando o uso militar do Tweel.
A Michelin não é a única empresa trabalhando no projeto de pneus sem ar. A Resilient Technologies está desenvolvendo o seu próprio pneu sem ar, conhecido como NPT (pneu não pneumático) . Essa empresa está usando uma estratégia de desenvolvimento e marketing mais agressiva voltada para uso militar. O NPT se baseia em uma configuração diferente de raios de roda, mas a idéia geral é a mesma que a do Tweel [Fonte: Fox News].
Para mais informações sobre o pneu sem ar Tweel e tópicos relacionados, confira os links na próxima seção.
Fonte:
Conheça o edifício mais sustentável do mundo
Facebook lança email que "não é email"
Vantagens e Desvantagens da Energia Solar
Cidade tecnológica - Paços de Ferreira