Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Golfinhos inspiram um melhor tipo de radar

Ao medir as diferenças entre os sons emitidos e os seus ecos sonares é possível detectar e identificar alvos, como os recifes, naufrágios, submarinos e de cardumes de peixes. No entanto, o padrão sonar tem limitações nas águas do mar porque as nuvens de bolhas, que resultam da quebra das ondas ou de outras causas, podem espalhar o som e abafar a imagem sonar. Inspirados nas capacidades sonares excepcionais dos golfinhos, os cientistas desenvolveram agora um novo dispositivo submarino que pode superar o padrão sonar e detectar os objectos através das nuvens de bolhas.

 

Tal como muitas outras descobertas científicas, o Professor Timothy Leighton da Universidade de Southampton do Instituto de Investigação Som e Vibração (IRVS), teve a natureza como inspiração para desenvolver um novo conceito chamado duplo radar de impulso invertido (Twin Inverted Pulse Sonar,TWIPS).

 

"Para apanhar a presa, alguns golfinhos fazem redes de bolhas onde o melhor radar sonar do homem não iria funcionar. Ocorreu-me que, ou os golfinhos foram apagando o seu radar quando fazem essas redes, ou então eles têm um melhor sistema de radar ", disse Leighton.

 

No entanto, porque não havia registos do tipo de radar que os golfinhos usam em redes de bolhas, Leighton não foi capaz de produzir um radar bio-inspirado simplesmente copiando os sinais do golfinho. Em vez disso elaborou um radar que usaria se fosse um golfinho.

 

O sistema TWIPS que ele e os seus colegas planearam explora a maneira como as bolhas pulsam em campos de som, o que afecta as características dos ecos dos radares. Ele faz isso usando pares gémeos de impulsos de som. O primeiro impulso de cada par tem uma onda que é uma réplica invertida do seu irmão gémeo e é emitida uma fracção de segundo antes de seu gémeo invertido.

 

Ler mais ...

 

Fonte: Naturlink


Descontos a clientes que prescindam de sacos de plástico

Conheça o edifício mais sustentável do mundo

Os Maiores Parques Solares Fotovoltaicos do Mundo

Uma em cada quatro estrelas semelhantes ao sol pode albergar planetas habitáveis como a Terra

E-car italiano chega à China sem motorista

Cataratas em Valinhas - Santo Tirso

Recuperação dos rios britânicos traz lontras de volta

Solar City Tower nas olimpíadas de 2016

Vulcão em erupção na Islândia

Lago Moraine

Castro do Padrão - Santo Tirso

Citânia de Sanfins - Paços de Ferreira