Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

De Redundo para o Mundo

Um olhar sobre o mundo das notícias

Air Force One

O que é o Air Force One?

 

A maioria das pessoas sabe que o avião que transporta o presidente americano é quase um escritório voador com todos os tipos de equipamentos de ponta. Mas há dois fatos sobre o Air Force One que o público desconhece.

  1. "Air Force One" não é tecnicamente um avião: é simplesmente o código de rádio para qualquer avião da Força Aérea dos Estados Unidos que transporte o presidente da nação. Assim que o presidente embarca em um avião da Força Aérea, tal avião passa a ser chamado de Air Force One pela tripulação e por todos os controladores de tráfego aéreo, para evitar confusões com quaisquer outros aviões na mesma área. Se o presidente viaja em uma aeronave do Exército, tal aeronave passa a se chamar Army One; sempre que ele embarca em seu helicóptero especializado, este passa a se chamar Marine One. É claro que, de maneira geral, os civis referem-se ao avião como Air Force One. Portanto, assim o faremos neste artigo.
  2. Na verdade, existem hoje dois aviões que voam regularmente sob esta designação: dois jatos Boeing 747-200B quase idênticos. Os aviões são designados VC-25A, com prefixos 28000 e 29000.

Os dois aviões têm as mesmas capacidades e a mesma estrutura geral de um Boeing 747-200B normal. São quase tão altos quanto um prédio de seis andares tão compridos quanto um quarteirão urbano. Cada um tem quatro motores a jato General Electric CF6-80C2B1, que fornecem 28.300 kg de empuxo cada. A velocidade máxima fica entre 1.000 e 1.100km/h e o teto máximo (altitude máxima na qual o avião pode voar) é de 45 mil pés (13.716 metros). Cada avião leva 200 mil litros de combustível e pesa 380.000 kg quando completamente abastecido para uma missão de longa distância. Com um tanque cheio, o avião pode dar meia volta ao mundo.

Como um 747 normal, estes aviões têm três andares. Mas, por dentro, não se parecem nem um pouco com um 747 comercial. Na próxima seção, veremos os componentes mais importantes que distinguem os aviões VC-25A dos jatos normais.

 

No interior de um Air Force One

 

O Air Force One tem 370 m² de área interna. Mais parece um hotel ou um escritório executivo do que um jato, exceto pelos cintos de segurança em todos os bancos e poltronas. O nível mais baixo do avião serve principalmente como espaço de carga. A maior parte do espaço para passageiros está no nível do meio e o mais alto é em grande parte dedicado aos equipamentos de comunicação.

O presidente tem uma suíte particular a bordo, com seu próprio quarto de dormir, banheiro, sala de ginástica e espaço para escritório. A maioria dos móveis do avião foi feita à mão por mestres carpinteiros.

A comitiva se reúne em uma ampla sala de reunião, que serve também como sala de jantar. Os membros mais graduados da equipe têm sua própria área de escritório e o resto da comitiva presidencial também tem espaço para trabalhar e relaxar. Há uma área separada para jornalistas que viajam com o presidente e bastante espaço para a tripulação do vôo fazer seu trabalho. O Air Force One pode levar confortavelmente 70 passageiros e 26 tripulantes.

 

Ler mais


 

Fonte:

Tom Harris.  "HowStuffWorks - Como funciona o Air Force One"
Publicado em 23 de maio de 2002  (atualizado em 23 de dezembro de 2008)
  (19 de novembro de 2010)