Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tsunami é uma onda ou uma série de ondas que ocorrem após perturbações abruptas. Os Tsunamis podem ser causados por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água. Por exemplo: um sismo (movimento no interior da terra), uma explosão vulcânica, deslocamento da terra ou um impacto de meteoro. Os tsunamis surgem sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água.

 

 

 

11 de Março de 2011

JAPÃO

Um tsunami de 10 metros de altura arrasou as costas de Sendai, nordeste do Japão, depois de um violento tremor de 8,9 de magnitude registado nas costas do arquipélago. Foram emitidos alertas praticamente em todas as costas do Pacífico, incluindo Austrália, América Central e do Sul.

 

25 de Outubro de 2010

INDONÉSIA

Mais de 400 pessoas morreram num tsunami provocado por um tremor de magnitude 7,7 no arquipélago de Mentawai.

 

 

27 de Fevereiro de 2010

CHILE

Um tremor e um tsunami consecutivo afetaram o centro-sul do Chile, deixando 555 mortos e desaparecidos, a maioria deles na região de Maule.

 

 

29 de Setembro de 2009

SAMOA

Mais de 190 pessoas morreram nas ilhas Samoa e Tonga, assim como nas Samoa americanas, depois de terramoto de magnitude 8 que originou um tsunami.

 

 

2 de Abril de 2007

ILHAS SALOMÃO

52 pessoas morreram num tsunami que afectou o oeste das Ilhas Salomão (sul do Pacífico). O maremoto, causado por um tremor de magnitude 8, destruiu 13 povoações costeiras.

 

17 de Julho de 2006

INDONÉSIA

Um tremor submarino de magnitude 7,7 provocou um tsunami na costa sul da ilha de Java (654 mortos).

 

26 de Dezembro de 2004

SUDESTE ASIÁTICO

Um tremor submarino de magnitude 9,3 - o mais poderoso do últimos 40 anos -perto da ilha indonésia de Sumatra provocou um tsunami que chegou às costas de uma dezena de paises do Sudeste Asiático, causando a morte de 220.000 pessoas.

Na província indonésia de Aceh, onde o nível da água chegou a subir mais de 30 metros, morreram 168.000 pessoas. O maremoto propagou-se por centenas de quilómetros, até as Maldivas e Somália.

  

 

17 de Agosto de 1999

Turquia

Um terremoto de grandes proporções gerou um tsunami do mar de Mármara, na Turquia. Estimativas oficiais indicam que cerca de 17 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas.

22 de maio de 1960

Chile

No Havaí a população de uma aldeia inteira foi retirada a tempo por causa do sistema de alerta sobre tsunami. Apesar disso, 61 pessoas morreram. No Chile, onde as ondas se formaram, mil pessoas foram arrastadas e mortas por uma onda de 16 metros de altura.

 


2 de dezembro de 1908

Itália

Devido a um terremoto e ao tsunami que se seguiu, a cidade de Messina, na Itália, foi quase completamente destruída. Mais de 75 mil pessoas foram mortas.

15 de junho de 1896

Japão

Durante uma cerimônia religiosa milhares de japoneses foram surpreendidos por uma onda de 23 metros de altura. O tsunami batizado de saraiko matou aproximadamente 26 mil pessoas.

1º de novembro de 1775

Portugal

Um terremoto no leste do oceano Atlântico destruiu dois terços de Lisboa, capital portuguesa. Quem procurou abrigo às margens do rio Tejo morreu devido a um tsunami. O total de mortos passou dos 60 mil, e as ondas também provocaram danos na Irlanda.

26 de setembro de 1950

Grécia

Um forte terremoto acompanhado de uma erupção marinha numa ilha próxima à Grécia gerou ondas de 16 metros de altura.

18 de novembro de 1601

Suíça

Foi o primeiro tsunami documentado e aconteceu na cidade de Lucerna, na Suíça. Abalos sísmicos provocaram deslizamentos na terra, criando ondas de até 4 metros de altura. Oito pessoas morreram


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Autoria e outros dados (tags, etc)

 Campanha de Dadores Gatinhos Persa & Companhia  Os melhores sites para procurar emprego!


1 comentário

De tai a 18.10.2012 às 06:28

nossa é assustador essas coisas de tremores maremotos e terremotos!!! eu gostei e espero que postem coisas mais importantes!!! (como coisas de escolas) (coisas de trabalhos escolares!!!)

Comentar post



Videos do Dia

Como ficou a Dona Inércia




Facebook



Visitas

Browser Support

 Firefox Opera Google Chrome 



Feedburner

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner